sábado, 14 de janeiro de 2012

ÁGUAS AROMATIZADAS

Como eu já disse em post anterior (veja aqui) não gosto de água.

Mas como é preciso beber muita água principalmente em tempos de verão, busco inspiração nos romanos que utilizavam águas aromatizadas nas refeições para ajudar na limpeza das mãos, uma vez que ainda não usavam talheres. Servida em tigelas, a água era aromatizada com flores e ervas e considerada indispensável para os comensais limparem os dedos. Ainda hoje é usada para o mesmo fim também mas só em jantares requintados. Hoje a água aromatizada é mais utilizada para se beber.
Como não gosto da água pura essa é a minha maneira de beber água.


Aguas aromáticas são além de hidratantes, desintoxicantes e diuréticas. Bom né?
     O bacana é que os sabores ficam bem sutis. Uma delícia.
 
Outra ideia interessante é adicionar alguns desses ingredientes em forminhas de gelo. Além de  ficar um charme quando os cubos de gelo vão sendo desenformados



Algumas opções que amo:

Numa jarra de vidro, cerâmica ou porcelana, adicione em um litro de água a opção abaixo de sua preferência de deixe na geladeira por cerca de 12 horas e depois é só saborear.
  

  Galhos de uma ou mais ervas de sua preferência (hortelã é a minha preferida, mas você pode usar: alecrim, manjericão...);


 Limões, carambolas, morangos, limão siciliano, coco, tangerinas, laranjas e frutas variadas - em metades, em quatro, rodelas, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas;


   Outra opção é espetar especiarias de sua preferência (cravo, anis-estrelado, canela em pau...) nas frutas.


 Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com um pouquinho de água de rosas, encontrada em lojas de produtos árabes e grandes supermercados fica deliciosa.


   Laranja com gotas de água de flor de laranjeira.



Use recipientes transparentes e aproveite o belíssimo visual como parte de decoração da mesa ou aparador. Com certeza, fará um enorme sucesso.

19 comentários:

Eva disse...

Bom Lúcia querida, amei a idéia, fiquei pensando em água de rosas, tenho que achar..além de ficar bonito fica delicioso, adorei a idéia de formar gelinho com ervas ou frutas para colocar na água, um sábado bem agradável para você, bjos!

Eva disse...

oi flor quiz dizer bom dia, ok? ehhe, bjinhos, Bom diaaa!!

Lucia Luz disse...

Eva querida

E fica suave e delícioso.
Só assim consigo beber água.
Hoje fiz com carambola e outra com erva doce ( funcho).
Água de rosas eu compro em loja de comida árabe.
Um excelente dia para você.
Beijinhos

Lucia

MARILENE disse...

É muito lindo, Lucia! O jarro fica belo com folhas. Mas eu prefiro a água sem nada (rss), embora não a tome tanto quanto seria necessário. Entre suas sugestões, a com hortelã me inspirou e vou experimentar. Passa a sensação de frescor.

Bjs.

Claudia disse...

Oi Lúcia!
Vim conhecer teu blog pelo interesse no título da postagem...adorei e com certeza virei mais vezes...já sou sua seguidora. Abrs Cláudia
http://claudiaroma.blogspot.com

Lucia Luz disse...

Marilene, como não gosto de água pura e acabo não bebendo comecei a usar a água assim e é delícioso.
A de hortelã está nas minhas preferidas! Depois me diz o que achou, tá?
Beijinho e um ótimo sábado,

Lucia

Lucia Luz disse...

Claudia que coisa boa!
Venha sempre vai me fazer feliz.
Vou lá no seu conhecer.
Um beijinho

Lucia

Bacouca disse...

Lucia,
Ideias deliciosas que deu! Eu adoro agua com limão. Vou pedir para me fazerem essas variedades no verão, porque gelo nesta altura do ano não dá: a água já sai gelada do filtro!
Beijo e obrigado.

Mônica disse...

Lucia
Eu adorei a sua ideia.Vou experimentar!
Mas eu adoro agua pura.
E a minha bebida preferida.
com amizade e carinho de Monica

Anônimo disse...

Lindas imagens!
Adoraria beber águas assim, cheia de afeto, sem falar que perfumaria mais a alma.
Adorei seu cantinho super aconchegante.
Desejo um domingo, cheio de paz, amor, relaxar, de muitas flores atrais!
Já estou seguindo para saber as novidades...
Beijinhos carregado de carinho.

Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com

Lucia Luz disse...

Bacouca querida
Realmente nessa época é complicado mesmo!
Mas no verão experimente e depois me conte. É muito bom.
Beijinho carinhoso

Lucia

Lucia Luz disse...

Monica querida amiga

Experimenta e depois me conta.
É bem gostoso. Mas deixe umas 12 horas mais ou menos que é para "pegar" o gosto.
Um beijinho carinhoso

Lucia

Lucia Luz disse...

Lorena,obrigada pelo carinhoso comentário. Experimente você vai gostar.
Bom ter você por aqui.
Venha sempre. Vou adorar a sua presença aqui.
Um beijinho

Lucia

Paulo Abreu e Lima disse...

Querida Lúcia,

Também não gosto de água pura, mas em Portugal as águas naturais são aromatizadas pelos próprios minérios naturais. Há restaurantes que até têm um menu de águas de diferentes serras portuguesas. Garanto que têm sabores mesmo diferentes.

Um beijinho amigo,
Paulo

Magridt Gollnick da Luz disse...

Delícia! isso que é uma coisa boa!!
muita H2O minha gente! rsrs
bj

Lucia Luz disse...

Magridt

É isso ai.Só assim eu consigo.
Um beijinho

Lucia

Nane Araújo disse...

Hummm... amo agua aromatizada, especialmente com limão, e hortelã que são as minhas preferidas! Experimentei dia desses com abacaxi, ficou bem gostoso também.

Beijos Lúcia e uma semana de muita paz pra vc!

Nane Araújo

Lucia Luz disse...

Nane

Vou experimentar a de abacaxi. Nunca tomei.
Valeu!!!
Bjim

Lucia

Lucia Luz disse...

Paulo

Vou experimentar quando estiver ai.
Quem sabe gosto...
Percebo bem a densidade das águas e seus sabores mas gostar que é complicado (risos)
Beijinho

Lucia